quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prémios do concurso



















Aqui está o prémio que a Pandora ganhou no concurso! Adorei! Muito obrigada a quem votou!
Já experimentou o fatinho mas não quis mostrar a cara! Lol


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O banho...
















  
O 1º banho:

A dúvida de muitos donos é quando podem começar a dar banho ao seu Yorkie.
O primeiro banho pode ser dado 15 dias após o plano de vacinação estar concluído. Até lá, pode limpar-se o cachorro com toalhetes de bebé.
Antes do banho aconselho a preparação de tudo o que vão necessitar para depois não terem que andar à procura das coisas com o cachorro molhado e eventualmente assustado e a tentar fugir.
Assim convém reunir no local os produtos/acessórios de grooming, toalhas e o secador pronto a funcionar.
O 1º banho do cachorro é uma nova experiência que devemos tentar que seja rápida e positiva. Transmita segurança ao cachorro com palavras calmas e vá recompensando o bom comportamento (ficar quieto, não tentar fugir...).
Para saber qual é a temperatura certa da água experimente antes no seu pulso.
No fundo da banheira deve colocar algo para o cachorro não escorregar, como um tapete anti-derrapante ou uma toalha.
Faça duas bolinhas de algodão e coloque nos ouvidos do cachorro para evitar a entrada de água (não se esqueça de retirar no final).
Depois molhe o cachorro tendo especial cuidado na zona da cabeça (olhos / ouvidos / nariz).
Dilua o shampô com um pouco de água e comece a lavar o cachorro delicadamente. Depois de bem lavado retire o shampô e coloque o amaciador. Siga as instruções do produto. Caso seja necessário deixar actuar uns minutos vá esfregando o cão para ele não ter frio.
Depois passe por água abundante de modo a retirar todo o shampô.
Está agora na altura de secar o cachorro. Retire o excesso de água com a toalha (sem esfregar) e o algodão dos ouvidos.
É uma boa altura para verificar se os ouvidos estão limpos. Se não estiverem limpe-os com um produto indicado, por exemplo o Octoclean.  Se não tiver muita experiência é preferível antecipar este passo para a altura em que coloca o algodão, pois sendo um produto muito oleoso se cai no pêlo vai comprometer todo o processo.
Podemos também limpar os olhos se necessário com um disco desmaquilhante, por exemplo, com soro fisiológico ou outro produto específico.
Comece a secá-lo com o secador. Mantenha uma distância prudente para evitar queimaduras. É normal e provável que o cachorro reaja ao barulho do secador. Deixe-o habituar-se, seja firme e não interrompa o processo. Se se portar bem recompense (convém ter biscoitos à mão).
Dependendo da idade do cachorro,o pêlo vai tendo necessidades específicas. Se o cão for ainda bebé e de pêlo curto basta secar muito bem e escovar delicadamente no sentido do crescimento do pêlo.
Muito cuidado com as correntes de ar. O cachorro não deve sair mais de casa nesse dia e devem ser evitadas mudanças bruscas de temperatura.


Os banhos seguintes:

O Yorkshire deve tomar banho entre 8 a 15 dias com produtos adequados ao tipo de pêlo (longo) e com PH neutro ou equilibrado.
A escolha de bons produtos é fundamental não só para nutrir e hidratar o pêlo mas também na questão do PH para não retirar a camada lipídica natural da pele.
É frequente os nossos vets aconselharem a não dar mais que um banho por mês ao nosso cão mas no caso do Yorkshire (com pêlo longo) é mesmo necessário.
O processo é basicamente o mesmo, o que muda é o pêlo que quando atinge determinado comprimento exige determinados cuidados.
Manter o pêlo de um Yorkshire longo e bem cuidado é uma tarefa difícil. Escovagens diárias são necessárias e o uso de bons produtos faz toda a diferença.
Neste momento estou a usar a marca Artero e estou muito satisfeita mas existem outras igualmente boas e que brevemente vou experimentar (All Systems).
Não convém dar banho ao animal com o pêlo cheio de nós. Quando isso acontece, antes do banho coloco um pouco de Protein Vital (1) no pêlo e penteio. Deixo actuar um pouco o produto e passo para o banho.
Quando o pêlo está desembaraçado passa-se directamente para o banho.
Neste momento estou a usar o shampô hidratante da Artero (2). Este shampô pode ser diluído para uma melhor aplicação. Depois de lavar o cachorro, coloco um pouco de Protein Vital que funciona também como amaciador e já não passo por água. Enxaguo bem o pêlo (sem esfregar) e passo para a secagem e escovagem. Uso a escova da All Systems, um pente e se necessário uso um pouco do spray Matt X (3) para eventuais nós e o spray Flash (4) para finalizar (dá brilho e hidrata o pêlo).
Alguns criadores conceituados aconselham o uso de óleo de amêndoas doces para hidratar o pêlo. Eu já o fiz uma vez ou duas  mas desde que uso o Protein Vital não senti mais essa necessidade mas fica aqui o procedimento caso queiram experimentar.
Enche-se uma garrafa de água de 1,5 Lt com água morna e adiciona-se uma colher de sobremesa de óleo de amêndoas doces. Esta quantidade é meramente indicativa, podendo colocar-se mais ou menos de acordo com a hidratação pretendida. Após obter uma mistura homogénea, coloca-se no pêlo sem enxaguar. O excesso de água é retirado com uma toalha, sem esfregar. De seguida o pêlo é seco com um secador, a temperatura média.
Muito cuidado para misturarem bem a água com o óleo, pois se óleo ficar concentrado o resultado é desastroso (experiência própria).
Depois do pêlo estar bem penteado divide-se ao meio com o auxílio de um pente desde o início do pescoço até à cauda.
Depois pode prender-se o pêlo da cabeça com um elástico para o pêlo não entrar para os olhos. É uma tarefa que ao início pode revelar-se infrutífera pois os cachorros mais jovens têm tendência a tentar tirar mas é uma questão de tempo até se habituarem.
Tente não colocar o elástico muito apertado. Depois pode finalizar com um lacinho! :)
Aqui podem ver alguns dos produtos de que falei e que estou de momento a usar:











Para além do banho propriamente dito há outros cuidados que devemos prestar regularmente como cortar as unhas, o pêlo das patas e orelhas e a chamada tosquia higiénica. Eu para já confio esses cuidados a uma groomer da minha confiança mas mais tarde falarei um pouco mais desses temas.

Até breve!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recordação...

Faz hoje um ano que a Pandora entrou na minha vida...
Faz hoje um ano que não consegui esperar mais e apesar de estar combinado ir buscá-la no dia seguinte durante o dia, liguei à criadora e fui buscá-la durante a noite...
Era um dia pelo qual eu esperava há muitos anos. Um sonho finalmente realizado.
A minha princesinha está comigo há precisamente 1 ano, durante o qual foi criado um laço muito forte e difícil de explicar.
Ela faz parte da minha vida, faz parte da minha família, é a minha companheira mais amiga e dedicada. Mais verdadeira...
Ela é minha... E já não consigo imaginar a minha vida sem ela junto de mim...




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estalão da raça Yorkshire Terrier






















Com o convívio e também com muito estudo desta raça que me fascina tenho constatado que é uma raça muito "estragada" em Portugal. Frequentemente vejo péssimos exemplares, provavelmente fruto de cruzamentos sem qualquer critério ou selecção. O mais grave é os donos não fazerem ideia de quais são as características que um Yorkie deve possuir para poder ser considerado como tal e sentem-se insultados se lhes for dito que o seu cão está fora do estalão. Bem, na verdade a maior parte dos donos nem sabe o que é o estalão da raça. Não querendo ferir susceptibilidades não costumo fazer comentários pois sendo puro ou não, estando de acordo com o estalão ou não, não deixa de ser um fantástico animal de companhia que merece todo o amor e carinho por parte do seu dono. No entanto, acho importante o dono conhecer a raça que tem e nesse sentido deixo aqui o estalão da raça para que um dono informado tire as suas próprias conclusões. :)


"Estalão da raça FCI nº 86, 27/05/2009

Origem: Reino Unido

Utilização: Companhia

Classificação:
- Grupo 3 - Terriers
- Secção 4 - Terriers de Companhia
- Sem prova de trabalho

Aparência geral:
De pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente liso, repartido por uma linha que se estende do nariz à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, porte imponente (empinado), o que lhe confere um ar importante. O conjunto das suas formas revela vigor e um corpo bem proporcionado.

Temperamento:
Alerta, inteligente, corajoso, cheio de vivacidade e disposição.

Cabeça:

- Região Craniana: 
-Crânio: Pequeno e plano, não muito proeminente ou arredondado.

- Região Facial:
Nariz: preto.
Focinho: não muito longo.


Maxilares / Dentes:
- Mordedura em tesoura, uniforme, regular e completa. Os dentes incisivos superiores devem cair diante dos inferiores. Os dentes estão colocados perpendicularmente e bem implantados nos maxilares. As mandíbulas devem ser niveladas.

Olhos:
- De tamanho médio, escuros, brilhantes, com expressão inteligente. Não devem ser proeminentes. As linhas das pálpebras é escura.

Orelhas:
- Pequenas, em forma de “V”,erectas, sem serem muito afastadas, cobertas de pêlo curto, de cor fogo escuro intenso.

Pescoço:  De bom comprimento.

Corpo: Compacto.

Linha dorsal: Recta.
Lombo: bem firme.
Costelas: Ligeiramente arqueadas.

Cauda:
Anteriormente era costume amputar a cauda.

Amputada: de comprimento médio, com bastante pêlo, de cor azul mais escuro que no resto do corpo, especialmente na extremidade da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal.

Não amputada: com bastante pêlo, de coloração azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente no final da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal. Tão recta quanto possível. O comprimento deve dar ao cão uma aparência balanceada.

Membros:

- Anteriores: pernas rectas, bem cobertas de pêlo fogo dourado intenso, levemente mais claro nas pontas que nas raízes. Esta cor não deve exceder a altura dos cotovelos.

- Ombros: bem inclinados.

- Posteriores: vistos por trás, membros perfeitamente rectos. O joelho é ligeiramente inclinado. Bem cobertos de pêlo fogo dourado intenso, cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não devendo exceder a altura dos joelhos.

Patas: redondas; unhas pretas.

Movimentação:
Desenvolta. Movimentos anteriores e posteriores paralelos, mantendo a linha dorsal recta.

Pelagem:

- Pêlo: Em todo o corpo o pêlo é moderadamente comprido, perfeitamente liso (sem ondulações), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça, é longo, de cor fogo dourado intenso, e de cor mais escura dos lados da cabeça, na base das orelhas e no focinho, onde o pêlo é bem longo. A cor fogo da cabeça não se deve estender ao corpo,assim como não pode haver pêlos mais escuros misturados com o pêlo de cor fogo.

- Cor: azul aço escuro (não prateado), estendendo-se do occípio (parte posterior da cabeça) à raiz da cauda, nunca misturado com dourado, bronze ou pêlo preto. No peito, o pêlo é de um fogo intenso e brilhante. Todos os pêlos de cor fogo são mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.

Peso: até 3,1 kg.

Faltas:

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

Notas:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo o cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado."

Espero que seja útil este post!
Volto em breve com alguns cuidados a ter com o pêlo dos nossos amiguinhos.

Imagem retirada da Internet

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Princesinha

Hoje apenas venho deixar uma foto da minha princesinha... Tenho tido pouco tempo para actualizar o blog mas tenho alguns posts pensados e em breve publico... Serão sobretudo sobre cuidados de higiene e grooming. :)
Aqui está a pequena a pedir miminhos quando eu tento ler! :)

Nota: As repinhas por cima dos olhos nunca mais crescem!!!
















quarta-feira, 10 de outubro de 2012

1 aninho de vida!

No dia mundial do animal nasceu a princesa Pandora. No dia 4 de Outubro fez um ano de vida e foi um dia muito especial para mim e para ela que teve direito a uns miminhos extra e até a um bolinho de aniversário.


Espero que esta data se repita por muitos e longos anos contigo na minha companhia... :)
  






quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Concurso...

Hoje venho pedir a vossa colaboração para que a Pandora ganhe um concurso.
Apenas pode votar quem tiver conta no Facebook. Para votar basta fazer like nesta foto (a seguinte também é dela - podem votar em ambas) :

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=434779626558528&set=a.431490770220747.86763.286055044764321&type=1&theater

e também na página da Alda's Goldstar:

http://www.facebook.com/aldasgoldstar

A Pandora agradece a vossa ajuda! :)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dentição dupla


A dentição dupla é um problema muito frequente em cães de raça pequena, nomeadamente nos Yorkshires.
A dentição dupla acontece quando um ou mais dentes definitivos nascem e os de leite não caem, levando a que no mesmo espaço, onde apenas deveria estar o dente definitivo, está também o de leite.
Esta situação pode acontecer apenas num dente ou até em todos, sendo mais frequente nos caninos, que foi o que aconteceu com a Pandora.



Quando isto acontece deve esperar-se até que o animal complete 1 ano de idade a ver se cai naturalmente e caso não aconteça deve remover-se cirurgicamente. Porquê? Porque a permanência desta dentição dupla causa a acumulação de comida entre os dentes, causando tártaro, gengivite, além do mau-hálito.
No meu caso, o que fiz foi falar com o veterinário e acordamos que assim que a Pandora fizesse um ano, se o dente ainda não tivesse caído, iria ser retirado... Felizmente o dente caiu sozinho, tinha ela 9 meses... Acredito que para isso muito contribuiu o hábito de roer ossos prensados e barras de higiene oral que certamente devem ter ajudado.
Para além da dentição dupla, os cães de raça pequena têm também predisposição para problemas bucais como acumulação de tártaro o que não só provoca mau hálito como a perda precoce dos dentes permanentes, pelo que é necessário escovar os dentes do cachorro com uma escova e pasta dentífrica próprios, mas deixo esse assunto para um próximo post!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sugestão para Grooming

Encontrei uma foto com um corte para Yorkshire muito pedido por quem gosta de ver os seus cães com o pêlo mais curto (mas não rapado!) e que lhes fica muito bem. É o chamado corte à Westie.



Fica a sugestão. De qualquer forma, convém escolher um profissional competente e com experiência!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Asneiras #3

Continuando o post anterior...
Não fiquei satisfeita com o que tinha feito e decidi ir investigar melhor o que restou das plantas que ficaram naquele vaso com aquela coisa que eu adoro escavar e que acho que se chama terra!
Diverti-me tanto! Bastaram uns minutos de descuido dos meus papás e consegui destruir completamente o que restava das plantas assim como sujar a casa toda de terra, incluindo sofá e cama...
O pior foi quando me apanharam em flagrante! Não percebo... Já não se pode brincar...
Fica ao menos uma foto para recordar... :)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Asneiras #2

Pronto, admito que me portei mal...
Destruí os tão desejados pimentos padron mesmo antes de crescerem! Destruí as 3 plantas num instante... Não satisfeita, andei a transportar terra para dentro de casa e fui rebolar na cama e sofá!
Agora sei que fiz asneira mas já não há muito a fazer...
Fica a foto para recordar...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

7 meses



Olá amiguinhos!
Hoje faço 7 meses, o tempo passa a voar! Já estou super crescida mas continuo uma malandreca e brincalhona de primeira...
A minha mamã disse-me que está na altura de ir pela 1ª vez ao cabeleireiro, não sei se gostei da ideia mas vamos ver... Já viram as minhas orelhas? Com tanto pêlo, já pareço o Dumbo!
Depois venho cá mostrar como fiquei!

Beijinhos! :)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Groomer precisa-se!

Preciso urgentemente de arranjar um sítio de confiança para dar o primeiro "jeito" ao pelo da Pandora...
Não é que esteja muito mal... Com um lacinho até fica engraçada, o problema é colocar o lacinho e mantê-lo!
Ganchos, molas e afins é para esquecer! Ela sacode-se e vai tudo pelos ares... Lol. Só mesmo um elástico ou lacinho com elástico...
Agora a questão é: mantenho assim ou corto o pelinho à volta dos olhos?
Não me apetecia muito pois adoro ver os Yorkies de lacinho mas também não gosto que ela ande com o pelo a tapar os olhos...
O melhor mesmo era arranjar um profissional qualificado com experiência nesta raça... Mas está difícil!
Vejo cada coisa... A maior parte dos sítios onde fazem estes serviços cometem logo o erro crasso de por exemplo usar uma cardadeira para pentear um Yorkie... Não fazem ideia do que é um corte à Westie... E eu pergunto-me: como é possível? Se até eu sei isso, um profissional não deveria também saber?
Outro dos meus grandes receios é o corte... Que descaracterizem a raça... Vejo por aí Yorkshires completamente descaracterizados e nem sei o que parecem... Por esse motivo continuo a procurar e gostava mesmo de encontrar alguém de confiança e conhecedor da raça em questão...
Se alguém conhecer, acuse-se!!! Muito obrigada! A Pandora agradece... :)
Agora umas fotos do diabrete com e sem totó...






Até à próxima!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

6 meses...

Olá! Hoje faço 6 meses!!!
Já estou muito crescida. A minha mamã olha para as minhas fotos de bebé e nem me reconhece... Estou a ficar uma senhora! :)
Estou cada vez mais bonita, tenho aprendido coisas novas e continuo a ser muito mimadinha...
Sou uma cadela feliz!
Estou ansiosa para ver o que a mamã me vai dar de presente! :)



Beijinhos!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Kong

Olá amiguinhos!
Olhem para mim a brincar com o meu Kong! Adoro isto!
Quando a mamã pega nele até deliro... Enquanto não mo dá, não descanso...
Agora vai falar a mamã... Lol :=)
Então, o Kong é óptimo para que o seu cachorrinho fique entretido durante bastante tempo, aconselhável para quando ficam sozinhos.
Em que consiste? Para quem não sabe, o Kong é um "brinquedo" de borracha super resistente que tem uma cavidade onde dá para colocar comida, guloseimas, ou outro alimento, que não saem facilmente o, que desperta o interesse (e gulodice) do cão e o leva a ficar entretido durante algum tempo. Quanto maior for o grau de dificuldade, mais tempo demorará o seu cão a conseguir o seu bónus (o recheio). No entanto, para começar, convém não criar logo muita dificuldade para não desmotivar o animal.
Eu comecei com bocadinhos de fiambre e ração - bastante fácil de conseguir tirar.
Mais tarde fiz o mesmo mas tapei com queijo, pressionando. Como o queijo "derrete" fica bastante compacto e cria alguma dificuldade.
Como o Kong da Pandora é o mais pequenino, meia salsicha cabe perfeitamente, ficando presa e cria também alguma dificuldade.
Para já vou alternando entre estas variantes mas há imensas receitas disponíveis na internet e certamente na sua imaginação!



Até a próxima!

terça-feira, 6 de março de 2012

5 meses e os dentinhos a cair...



Olá amiguinhos! Pois é, já fiz 5 mesinhos...
Vou contar algumas novidades! Já pus o microchip e portei-me muito bem! A agulha é enorme e assusta mas eu não me queixei nem um bocadinho... Sou mesmo corajosa!
Os meus dentinhos começaram a cair... A minha mamã não encontrou nenhum... Devo ter engolido sem dar conta...
A minha mamã comprou-me uma prenda maravilhosa, um kong! Ai, adoro quando ela me dá aquilo com fiambre, ração e um bocadinho de queijo para tapar...
Depois mostro uma foto minha a brincar com ele...
Beijinhos!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pulvex Spot - desparasitante externo



Hoje vou falar sobre o desparasitante externo que apliquei na Pandora e o que achei do mesmo.
Este desparasitante foi-me recomendado pelo veterinário e segundo o mesmo devia aplicar uma pipeta de 2 em 2 meses durante o Inverno e todos os meses durante o Verão.
No entanto no site do fornecedor diz que se deve aplicar todos os meses para uma prevenção eficaz...
Bem, foi a 1ª vez que lhe apliquei a pipeta e só o fiz uma vez que íamos de férias para uma zona mais quente e decidi prevenir-me...
Segundo as informações da embalagem, este produto protege contra pulgas, carraças, moscas, piolhos e mosquitos (inclusive o que transmite a leishmaniose).
Não deve aplicar-se nas 48h após o banho do animal e após a sua colocação deve evitar-se tocar no local de aplicação nas próximas 3-6 horas.
Segundo informações do site, banhos frequentes podem comprometer a eficácia do produto , e penso que aqui reside a principal desvantagem pois gosto de dar banho à Pandora quinzenalmente...
Mas para informações mais detalhadas consultem o site...
Agora vou dizer como a Pandora reagiu quando apliquei a pipeta...
Ficou doida! Saltou para o sofá, começou a rebolar para tentar esfregar as costas e começou a coçar-se freneticamente... Tentei distraí-la e entretanto adormeceu...
Na manhã seguinte ainda se coçava ocasionalmente e comecei a ficar preocupada... Ao fim do dia como a situação se mantinha decidi ligar ao veterinário, com receio de ela poder estar a desenvolver uma alergia ao produto...
Ele disse que era normal coçarem-se um pouco mas para estar atenta e caso não passasse para lhe dar um banho...
Felizmente passou e pudemos ir de férias descansadas e protegidas! :)
Link

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Férias...



Olá amiguinhos! Tive as minhas primeiras férias com os papás e adorei!
Para além de estar sempre acompanhada, apanhei muito solinho, passeei muito e adorei brincar na areia!
Rebolei, escavei, fui à água, voltei a rebolar, parecia um croquete!
A minha mamã ficou toda preocupada pois fiquei com os olhinhos cheios de areia...
Eu não me queixei mas ela foi tirando com um lenço humedecido em água e acabou por sair tudo...
Fica uma foto para verem como estou engraçada! :)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ai que soninho!


Gosto mais da caminha dos papás mas quando eles não estão lá, aproveito para usar a minha! :)
Um beijinho à tia Marta que fez a mantinha para eu dormir quentinha...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

4 meses e orelhas levantadas!

A Pandora fez 4 meses no Sábado e as orelhitas estão finalmente de pé... Espero que agora seja definitivo...
Aqui está ela com a sua bolita :)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Orelha caída...


Aqui está uma foto da minha pequenita com uma orelha de pé e outra caída... Isto depois de já ter as duas levantadas uma acabou por cair...
A boa notícia é que esta foto já é de hà uma semana atrás e a orelhita já levantou novamente... :)
Por isso mais uma vez digo, tenham paciência, principalmente enquanto os cãezinhos ainda são pequenos que elas acabam por levantar naturalmente!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Peso do Yorkshire Terrier em adulto...


Uma dúvida frequente de muitos donos de Yorkshires, é saber qual o peso que o cão terá em adulto.
Para terem uma ideia, o peso em adulto vai ser mais ou menos o dobro do peso que tem aos 3 meses...
A fórmula correcta é: (peso aos 90 dias x 2) + ou - 200 grs.
Ou seja, um cachorro que com 3 meses pesa 1,5 kg, em adulto deverá ter entre 2,8 a 3,2 kg.
Claro que cada caso é um caso mas no geral a regra é esta.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



Muita gente troca a ração aos seus cães sem qualquer preparação prévia e por isso muitas vezes os cachorros sofrem de transtornos intestinais, como diarreias... Isso acontece porque ao contrário de nós, humanos, que temos um aparelho digestivo capaz de digerir qualquer alimento, o aparelho digestivo dos cães desenvolve uma flora instestinal específica para o tipo de alimento que recebe, por isso é necessário e importante pôr em prática este plano sempre que se mudar a ração.

O plano é simples e é o seguinte:

1º e 2º dias: 75% do alimento habitual + 25% do alimento novo;
3º e 4º dias: 50% do alimento habitual + 50% do alimento novo;
5º e 6º dias: 25% do alimento habitual + 25% do alimento novo;
7º dia e seguintes: 100% do alimento novo.

Bem simples e os nossos amiguinhos agradecem! :)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alimentação

Quando a Pandora veio para casa estava a comer a ração Mini Junior da Royal Canin.
Embora digam que o ideal é que os cães enquanto bebés sejam alimentados 3 vezes ao dia, eu fui deixando a comida à disposição (não ultrapassando a dose diária recomendada).
Isto porque ela na criadora não estava habituada a horários, ia petiscando ao longo do dia :p, e nos primeiros dias em casa, não comia muito nem ligava muito à comida...
Quando a ração estava a acabar, decidi mudar para a Yorkshire Terrier Junior também da Royal Canin.
Ela gosta de ambas, não estranhou nem se queixa :)
Fiz o plano de transição para não causar nenhum desconforto intestinal e ela está muito bem. Penso que é uma ração de qualidade que lhe fornece todos os nutrientes necessários, além de que foi criada tendo em conta as particularidades desta raça, até o formato do biscoito tem em conta o tipo de mandíbula e promove a saúde oral.
Não estou a fazer publicidade de qualquer tipo, apenas a dar a minha opinião... :)
De seguida falarei do plano de transição, para quem não conhece.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Orelhas...

Aqui está mais um tópico que levanta algumas questões e dúvidas aos proprietários de Yorkshires...
Enquanto bebés têm as orelhas caídas... Há quem coloque as talas logo no 1º mês de vida (o que eu acho um pouco cedo de mais) para assegurar que os cachorros já vão para o dono com as orelhas erectas.
No meu caso, a criadora não coloca as talas e espera que as orelhas levantem naturalmente...
Por isso quando trouxe a Pandora para casa ela tinha as orelhinhas caídas e na altura não era coisa que me preocupasse...
Alguns dias depois notei um mau cheiro vindo das orelhas e também que ela se coçava e a criadora disse que ela devia estar com uma otite, o que iria também dificultar o levantamento das orelhas. Durante uma semana limpei os ouvidos com Otoclean e depois de limpos, aplicava a pomada Conofite Forte.
Não é fácil aplicar estes produtos numa cadela que não pára quieta um segundo mas lá fui conseguindo mais ou menos...
Uns dias depois as orelhitas começaram a levantar... Apenas a pontinha ficava dobrada...
Para ajudar neste processo podem aparar-se os pelinhos das orelhas nas pontinhas em forma de V invertido, para que fiquem mais leves.
Passados 1 ou 2 dias as orelhas estavam de pé, como podem ver na 2ª foto. Fiquei muito contente, pois usar talas era algo que não me agradava minimamente e que ficaria para último recurso.
No entanto, na ida ao veterinário para levar o último reforço das vacinas, constatou-se que um dos ouvidos não estava completamente curado, pelo que tive que aplicar novamente os medicamentos e o que levou a que essa orelhinha caísse... Penso que por estar sempre a mexer...
Agora a minha pequenita está com uma orelha de pé e outra caída...
Já aparei os pelinhos para ajudar mas ela continua assim... Vou esperar mais uns dias, torcendo para que levante e mais uma vez deixar o uso de talas para último recurso...
Regra geral, os Yorkshires começam a levantar as orelhas por volta dos 3 meses, de forma natural... Caso isso não aconteça, pode ajudar, cortando uns pelinhos e claro, utilizar as talas, sendo que neste caso, aconselho que com supervisão do seu veterinário.
O meu conselho é: não tenham pressa! Esperem para ver se as orelhas arrebitam naturalmente (até aos 4 meses, pelo menos)! Só caso isso não aconteça é que ponderem usar as talas! Mas claro, isto é apenas a minha opinião...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O meu 1º susto...

Há 3 dias tive o meu 1º grande susto com a minha pequenina...
Sem querer pisei-a com bastante força e duas vezes... :(
Ela começou a ganir tanto que fiquei em pânico... Não pousava a patinha no chão e mal a deitei no sofá adormeceu.
Fiquei muito preocupada e também a sentir-me muito culpada. Só de pensar que poderia ter magoado a minha cadelinha de uma forma tão estúpida senti-me pessimamente...
Entretanto pousei-a no chão e ela continuava a não pousar a patinha mas já não se queixava... Toquei levemente na patinha e ela não se queixou... Liguei para o veterinário (era de noite) e ele disse que nesta idade ainda têm muita cartilagem e que se não inchasse e ela não se queixasse não devia ser nada, mas para colocar gelo se fosse possível.
Assim fiz e ela entretanto já andava normalmente, corria e pulava...
Que alívio! Só de lembrar a carinha dela a ganir e a olhar para mim tão assustada parte-me o coração e faz-me perceber o quanto gosto dela...
Enfim, já passou! Espero que nunca mais se repita e que ela seja sempre muito feliz e saudável! :)
Ela agora está óptima e marota como sempre! :)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Escova certa para pentear o seu Yorkshire...


Como para mim foi difícil perceber qual era a escova ideal e como encontrá-la faço este post com o intuito de ajudar quem como eu andou um pouco à deriva...
Esta escova é a ideal. É da marca All Systems e foi criada para a alta competição.
Não que seja esse o meu caso mas comprei-a na mesma...
É difícil de encontrar. Em lojas nunca vi, nem nada parecido sequer, por isso mandei vir do Ebay. Há um ou 2 sites portugueses que têm, mas ficava muito mais caro (posso indicar os sites se quiserem).
Também devem comprar um pente e existe um óptimo da mesma marca...
Um aviso, nunca mas nunca comprem uma cardadeira para pentear o vosso Yorkshire! Parte o pelo! E o pior é que em várias lojas de animais foi a escova que me recomendaram...
Se não quiserem comprar esta podem comprar de outras marcas desde que a escova seja de pinos de metal, com almofada de ar e sem bolinhas nas pontas.
Tenho mesmo que dizer que fico parva com o facto dos funcionários das lojas de animais não estarem devidamente informados... Ainda bem que leio e pesquiso imenso, senão já tinha cometido imensos erros!
Espero ser útil! Qualquer dúvida digam!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Asneiras...



Roubei este ursinho da árvore de natal e decidi dar-lhe um novo visual.
Que acham? :)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

3 meses!


A Pandora faz hoje 3 meses e para festejar fez um xixi na cama dos papás!
Ela nunca faz! Avisa sempre quando quer fazer... Agora não sei se foi simples preguiça ou se me chamou e eu nao acordei...
O certo é que se voltar a acontecer bem vai ter que se habituar a dormir na caminha dela... Vamos ver...
De qualquer forma, parabéns para ela! :)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Qual o cachorro que devo escolher?



Se já encontrou um bom criador e apenas lhe resta ir escolher o seu cãozinho, a primeira coisa que deve decidir é o sexo do seu bebé.
Depois disso pode deparar-se com outras dúvidas, como qual será o mais saudável, com melhor temperamento, mais bonito, com melhor pelo, etc, etc...
Confesso que quando comecei a ter interesse nesta raça dizia que queria uma miniatura... Isto porque não estava devidamente informada e nem sabia que este termo não existe. A verdade é que existem Yorkshires maiores e mais pequenos, inclusive na própria ninhada, mas o criador fazer esta distinção, chamando os mais pequenos de minis e vendendo-os mais caros é inadmissível, até porque muitas vezes os mais pequenos são os mais frágeis e mais propensos a problemas de saúde (nem sempre, é claro).
A verdade é que eu queria um Yorkshire pequeno mas quando fui escolher a minha bebé, optei pela maior e foi o melhor que fiz. Pareceu-me muito mais resistente, atenta, tinha o pelo e focinho mais bonito. Porque escolheria a mais pequena? Apenas pelo tamanho? Não me parece um bom princípio... Além do mais, a mais pequenina chorava o tempo todo e tremia como varas verdes. Tomei a minha decisão e hoje agradeço por isso.
Um futuro dono, muitas vezes não pensa nas pequenas coisas do dia-a-dia que um cão demasiado pequeno não conseguirá fazer e nos perigos que corre devido ao seu tamanho, como por exemplo subir ou descer escadas, ser dependente de si para subir ou descer do sofá, para não falar do perigo de quedas ou de ser pisado e no convívio com outros cães de maior porte.
A Pandora faz 3 meses amanhã e tem à volta de 1,5 kg, o que me leva a estimar que ficará mais ou menos com 3 kg em adulta, que para mim será o peso ideal.
Mesmo assim, as preocupações inerentes ao seu tamanho são constantes mas tenho a certeza que seriam muitas mais se ela tivesse apenas 700gr, como um dos seus irmãos.
Relativamente à personalidade, podem fazer o teste de Campbell, para fazerem a escolha mais acertada...
Este teste tem algumas variações mas o resultado é idêntico.

Boa sorte!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dicas para quem vai comprar um Yorkshire



Crio este post pois penso que será útil para quem pretende adquirir um exemplar desta raça.
Antes de mais, parabéns pela escolha! Só tenho a minha cadela há um mês e já não passo sem ela! São mesmo umas criaturas adoráveis :)
Agora, em relação ao sítio onde pretende comprar, eu aconselho a 100% procurar um bom criador. E acredite que não é fácil encontrar um credível e honesto.
A Internet está pejada de anúncios de venda de cachorros de criadores sem escrúpulos e mentirosos que têm como único objectivo ganhar dinheiro, não tendo os mínimos cuidados com as progenitoras, muitas vezes vendendo cachorros provenientes de cruzamentos duvidosos, doentes, com idade falsa (para parecerem mais pequenos) e muitas outras situações desagradáveis...
E como distinguir um bom criador de um criador desonesto?
Vou dar algumas dicas:
- Desconfie de quem lhe fala em vários tamanhos: mini, médio e grande. Isso não existe. O Yorkshire é um cão pequeno por natureza e o seu tamanho varia consoante determinados factores, tais como a genética. Numa ninhada é possível haver cachorros de vários tamanhos, assim como um cachorro pode crescer mais que os progenitores ou ficar mais pequeno. Além do mais, uma cadela com menos de 2kg nunca deveria reproduzir, pois é muito arriscado para a sua saúde. Por isso se vir anúncios que dizem que os pais têm 1 kg e pouco, fuja!
- Desconfie também dos criadores que se recusam a mostrar os progenitores ou arranjam desculpas para o fazer...
- Tente sempre ver as crias junto dos pais, veja o ambientes, as condições, se a mãe é amigável e está bem cuidada...
- Perceba se o criador está bem informado sobre a raça. Acreditem que falei com muitos supostos criadores que sabiam muito menos que eu... E eu na altura pouco sabia...
- Exijam LOP. Se vão pagar o vosso cachorro é o mínimo que devem fazer para ter alguma garantia da veracidade da raça. E não paguem muito mais por isso. Registar um cachorro no CPC tem um custo de cerca de 20€, por isso se vos pedirem 100€ (como também me aconteceu) não aceitem.
- Se tiverem dificuldade em encontrar criadores solicitem uma lista no CPC.
- Não aconselho a comprar em lojas. Dificilmente se encontra lá um bom exemplar, além de que nunca terá oportunidade de saber de onde veio, quem são os pais, para não falar do stress a que o animal está sujeito até ser vendido e muitas vezes não têm uma única vacina... E também não se esqueça que o preço que paga, cerca de 50% é lucro da loja...
Por último, alerto para alguns anúncios que vi na internet que falam de doação de cachorros.
É burla. Assim que o futuro dono mostra interesse, o pseudo dono diz que o animal está no estrangeiro e pede uma quantia (baixa) que será para pagar o transporte. Claro que não existe animal nenhum... É fácil reconhecer estes anúncios, normalmente estão mal escritos, as fotos vê-se bem que foram retiradas do Google e já diz o ditado " Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.."

O 1º dia em casa...


Olá a todos! O meu nome é Pandora e nasci dia 4 de Outubro de 2011.
A minha dona foi buscar-me dia 30 de Novembro de 2011. Ainda não tinha completado os 2 mesinhos mas faltava muito pouco.
Estava muito assustada. Tremia e chorava um bocadinho... Mas depressa passou...
A minha dona adora-me e trata-me da melhor maneira possível. Para isso lê imenso, pesquisa e achou que seria útil criar um blogue para trocar ideias e informações com outros donos para que possa cuidar ainda melhor de mim!
Sejam todos muito bem-vindos!