segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dicas para quem vai comprar um Yorkshire



Crio este post pois penso que será útil para quem pretende adquirir um exemplar desta raça.
Antes de mais, parabéns pela escolha! Só tenho a minha cadela há um mês e já não passo sem ela! São mesmo umas criaturas adoráveis :)
Agora, em relação ao sítio onde pretende comprar, eu aconselho a 100% procurar um bom criador. E acredite que não é fácil encontrar um credível e honesto.
A Internet está pejada de anúncios de venda de cachorros de criadores sem escrúpulos e mentirosos que têm como único objectivo ganhar dinheiro, não tendo os mínimos cuidados com as progenitoras, muitas vezes vendendo cachorros provenientes de cruzamentos duvidosos, doentes, com idade falsa (para parecerem mais pequenos) e muitas outras situações desagradáveis...
E como distinguir um bom criador de um criador desonesto?
Vou dar algumas dicas:
- Desconfie de quem lhe fala em vários tamanhos: mini, médio e grande. Isso não existe. O Yorkshire é um cão pequeno por natureza e o seu tamanho varia consoante determinados factores, tais como a genética. Numa ninhada é possível haver cachorros de vários tamanhos, assim como um cachorro pode crescer mais que os progenitores ou ficar mais pequeno. Além do mais, uma cadela com menos de 2kg nunca deveria reproduzir, pois é muito arriscado para a sua saúde. Por isso se vir anúncios que dizem que os pais têm 1 kg e pouco, fuja!
- Desconfie também dos criadores que se recusam a mostrar os progenitores ou arranjam desculpas para o fazer...
- Tente sempre ver as crias junto dos pais, veja o ambientes, as condições, se a mãe é amigável e está bem cuidada...
- Perceba se o criador está bem informado sobre a raça. Acreditem que falei com muitos supostos criadores que sabiam muito menos que eu... E eu na altura pouco sabia...
- Exijam LOP. Se vão pagar o vosso cachorro é o mínimo que devem fazer para ter alguma garantia da veracidade da raça. E não paguem muito mais por isso. Registar um cachorro no CPC tem um custo de cerca de 20€, por isso se vos pedirem 100€ (como também me aconteceu) não aceitem.
- Se tiverem dificuldade em encontrar criadores solicitem uma lista no CPC.
- Não aconselho a comprar em lojas. Dificilmente se encontra lá um bom exemplar, além de que nunca terá oportunidade de saber de onde veio, quem são os pais, para não falar do stress a que o animal está sujeito até ser vendido e muitas vezes não têm uma única vacina... E também não se esqueça que o preço que paga, cerca de 50% é lucro da loja...
Por último, alerto para alguns anúncios que vi na internet que falam de doação de cachorros.
É burla. Assim que o futuro dono mostra interesse, o pseudo dono diz que o animal está no estrangeiro e pede uma quantia (baixa) que será para pagar o transporte. Claro que não existe animal nenhum... É fácil reconhecer estes anúncios, normalmente estão mal escritos, as fotos vê-se bem que foram retiradas do Google e já diz o ditado " Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.."

Sem comentários:

Enviar um comentário