quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Orelhas...

Aqui está mais um tópico que levanta algumas questões e dúvidas aos proprietários de Yorkshires...
Enquanto bebés têm as orelhas caídas... Há quem coloque as talas logo no 1º mês de vida (o que eu acho um pouco cedo de mais) para assegurar que os cachorros já vão para o dono com as orelhas erectas.
No meu caso, a criadora não coloca as talas e espera que as orelhas levantem naturalmente...
Por isso quando trouxe a Pandora para casa ela tinha as orelhinhas caídas e na altura não era coisa que me preocupasse...
Alguns dias depois notei um mau cheiro vindo das orelhas e também que ela se coçava e a criadora disse que ela devia estar com uma otite, o que iria também dificultar o levantamento das orelhas. Durante uma semana limpei os ouvidos com Otoclean e depois de limpos, aplicava a pomada Conofite Forte.
Não é fácil aplicar estes produtos numa cadela que não pára quieta um segundo mas lá fui conseguindo mais ou menos...
Uns dias depois as orelhitas começaram a levantar... Apenas a pontinha ficava dobrada...
Para ajudar neste processo podem aparar-se os pelinhos das orelhas nas pontinhas em forma de V invertido, para que fiquem mais leves.
Passados 1 ou 2 dias as orelhas estavam de pé, como podem ver na 2ª foto. Fiquei muito contente, pois usar talas era algo que não me agradava minimamente e que ficaria para último recurso.
No entanto, na ida ao veterinário para levar o último reforço das vacinas, constatou-se que um dos ouvidos não estava completamente curado, pelo que tive que aplicar novamente os medicamentos e o que levou a que essa orelhinha caísse... Penso que por estar sempre a mexer...
Agora a minha pequenita está com uma orelha de pé e outra caída...
Já aparei os pelinhos para ajudar mas ela continua assim... Vou esperar mais uns dias, torcendo para que levante e mais uma vez deixar o uso de talas para último recurso...
Regra geral, os Yorkshires começam a levantar as orelhas por volta dos 3 meses, de forma natural... Caso isso não aconteça, pode ajudar, cortando uns pelinhos e claro, utilizar as talas, sendo que neste caso, aconselho que com supervisão do seu veterinário.
O meu conselho é: não tenham pressa! Esperem para ver se as orelhas arrebitam naturalmente (até aos 4 meses, pelo menos)! Só caso isso não aconteça é que ponderem usar as talas! Mas claro, isto é apenas a minha opinião...

17 comentários:

  1. Oi tenho um torque chire de quase 3 meses ele se parece muito com a sua kkkk pode postar uma foto da sua recente para eu ver como está grata Aline

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. O meu Yorkshire tem dois anos,será que a orelhinha ainda levanta?

    ResponderEliminar
  5. A minha fez 3 meses hoje e a orelha continua caída, o que eu faço?

    ResponderEliminar
  6. Olá minha Yorkshire fêmea tem 2 meses, é tem a orelhinhas em pé. Preciso usar talas para elas não cair, ou será que vão continuar levantas?

    ResponderEliminar
  7. Meu Yorkshire tem um ano e uma das orelhas está caída tem como pora tala.


    ResponderEliminar
  8. Gente..só eu acho linda orelhas caídas?

    ResponderEliminar
  9. O meu York Share tem 6 meses e as duas orelhas são caídas,será q ainda levantam?

    ResponderEliminar
  10. O meu vai fazer quatro meses ainda dá pra usar tala ? Ele é lindo mas acho q ficaria mais lindo com as orelhas de pé.

    ResponderEliminar
  11. Minha York shire já levanto a orelha 2 vez ficou uma semana e caiu o quê faço

    ResponderEliminar
  12. O meu tá com 2 meses e as orelhas não param de pé... Tb não sei mais o que fazer!!!!

    ResponderEliminar
  13. A minha levantou as orelhas com um mês, agora tamos com 4 meses e continuam levantadas

    ResponderEliminar
  14. Meu vai fazer 3 mês eu coloquei tala será que levantar ainda

    ResponderEliminar
  15. Meu vai fazer 3 mês coloquei tala será que ainda levanta

    ResponderEliminar