terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Qual o cachorro que devo escolher?



Se já encontrou um bom criador e apenas lhe resta ir escolher o seu cãozinho, a primeira coisa que deve decidir é o sexo do seu bebé.
Depois disso pode deparar-se com outras dúvidas, como qual será o mais saudável, com melhor temperamento, mais bonito, com melhor pelo, etc, etc...
Confesso que quando comecei a ter interesse nesta raça dizia que queria uma miniatura... Isto porque não estava devidamente informada e nem sabia que este termo não existe. A verdade é que existem Yorkshires maiores e mais pequenos, inclusive na própria ninhada, mas o criador fazer esta distinção, chamando os mais pequenos de minis e vendendo-os mais caros é inadmissível, até porque muitas vezes os mais pequenos são os mais frágeis e mais propensos a problemas de saúde (nem sempre, é claro).
A verdade é que eu queria um Yorkshire pequeno mas quando fui escolher a minha bebé, optei pela maior e foi o melhor que fiz. Pareceu-me muito mais resistente, atenta, tinha o pelo e focinho mais bonito. Porque escolheria a mais pequena? Apenas pelo tamanho? Não me parece um bom princípio... Além do mais, a mais pequenina chorava o tempo todo e tremia como varas verdes. Tomei a minha decisão e hoje agradeço por isso.
Um futuro dono, muitas vezes não pensa nas pequenas coisas do dia-a-dia que um cão demasiado pequeno não conseguirá fazer e nos perigos que corre devido ao seu tamanho, como por exemplo subir ou descer escadas, ser dependente de si para subir ou descer do sofá, para não falar do perigo de quedas ou de ser pisado e no convívio com outros cães de maior porte.
A Pandora faz 3 meses amanhã e tem à volta de 1,5 kg, o que me leva a estimar que ficará mais ou menos com 3 kg em adulta, que para mim será o peso ideal.
Mesmo assim, as preocupações inerentes ao seu tamanho são constantes mas tenho a certeza que seriam muitas mais se ela tivesse apenas 700gr, como um dos seus irmãos.
Relativamente à personalidade, podem fazer o teste de Campbell, para fazerem a escolha mais acertada...
Este teste tem algumas variações mas o resultado é idêntico.

Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário