Com o convívio e também com muito estudo desta raça que me fascina tenho constatado que é uma raça muito "estragada" em Portugal. Frequentemente vejo péssimos exemplares, provavelmente fruto de cruzamentos sem qualquer critério ou selecção. O mais grave é os donos não fazerem ideia de quais são as características que um Yorkie deve possuir para poder ser considerado como tal e sentem-se insultados se lhes for dito que o seu cão está fora do estalão. Bem, na verdade a maior parte dos donos nem sabe o que é o estalão da raça. Não querendo ferir susceptibilidades não costumo fazer comentários pois sendo puro ou não, estando de acordo com o estalão ou não, não deixa de ser um fantástico animal de companhia que merece todo o amor e carinho por parte do seu dono. No entanto, acho importante o dono conhecer a raça que tem e nesse sentido deixo aqui o estalão da raça para que um dono informado tire as suas próprias conclusões. :)
"Estalão da raça FCI nº 86, 27/05/2009
Origem: Reino Unido
Utilização: Companhia
Classificação:
- Grupo 3 - Terriers
- Secção 4 - Terriers de Companhia
- Sem prova de trabalho
Aparência geral:
De pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente liso, repartido por uma linha que se estende do nariz à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, porte imponente (empinado), o que lhe confere um ar importante. O conjunto das suas formas revela vigor e um corpo bem proporcionado.
Temperamento:
Alerta, inteligente, corajoso, cheio de vivacidade e disposição.
Cabeça:
- Região Craniana:
-Crânio: Pequeno e plano, não muito proeminente ou arredondado.
- Região Facial:
Nariz: preto.
Focinho: não muito longo.
Maxilares / Dentes:
- Mordedura em tesoura, uniforme, regular e completa. Os dentes incisivos superiores devem cair diante dos inferiores. Os dentes estão colocados perpendicularmente e bem implantados nos maxilares. As mandíbulas devem ser niveladas.
Olhos:
- De tamanho médio, escuros, brilhantes, com expressão inteligente. Não devem ser proeminentes. As linhas das pálpebras é escura.
Orelhas:
- Pequenas, em forma de “V”,erectas, sem serem muito afastadas, cobertas de pêlo curto, de cor fogo escuro intenso.
Pescoço: De bom comprimento.
Corpo: Compacto.
Linha dorsal: Recta.
Lombo: bem firme.
Costelas: Ligeiramente arqueadas.
Cauda:
Anteriormente era costume amputar a cauda.
Amputada: de comprimento médio, com bastante pêlo, de cor azul mais escuro que no resto do corpo, especialmente na extremidade da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal.
Não amputada: com bastante pêlo, de coloração azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente no final da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal. Tão recta quanto possível. O comprimento deve dar ao cão uma aparência balanceada.
Membros:
- Anteriores: pernas rectas, bem cobertas de pêlo fogo dourado intenso, levemente mais claro nas pontas que nas raízes. Esta cor não deve exceder a altura dos cotovelos.
- Ombros: bem inclinados.
- Posteriores: vistos por trás, membros perfeitamente rectos. O joelho é ligeiramente inclinado. Bem cobertos de pêlo fogo dourado intenso, cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não devendo exceder a altura dos joelhos.
Patas: redondas; unhas pretas.
Movimentação:
Desenvolta. Movimentos anteriores e posteriores paralelos, mantendo a linha dorsal recta.
Pelagem:
- Pêlo: Em todo o corpo o pêlo é moderadamente comprido, perfeitamente liso (sem ondulações), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça, é longo, de cor fogo dourado intenso, e de cor mais escura dos lados da cabeça, na base das orelhas e no focinho, onde o pêlo é bem longo. A cor fogo da cabeça não se deve estender ao corpo,assim como não pode haver pêlos mais escuros misturados com o pêlo de cor fogo.
- Cor: azul aço escuro (não prateado), estendendo-se do occípio (parte posterior da cabeça) à raiz da cauda, nunca misturado com dourado, bronze ou pêlo preto. No peito, o pêlo é de um fogo intenso e brilhante. Todos os pêlos de cor fogo são mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.
Peso: até 3,1 kg.
Faltas:
Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.
Notas:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo o cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado."
Espero que seja útil este post!
Volto em breve com alguns cuidados a ter com o pêlo dos nossos amiguinhos.
Imagem retirada da Internet
Peço permição para copiar
ResponderEliminarPosso copiar?
Coloco crédito em nome de quem?