segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Doença periodontal




















A higiene oral dos nossos animais de estimação, e neste post vou focar-me nos cães, é um assunto ainda um pouco negligenciado e, por esse motivo, é  frequente ver cães cães cada vez mais novos com problemas bucais. 
De entre todas as doenças que afectam cães e gatos, a doença periodontal é a mais comum. Vários estudos indicam que cerca de 85% de cães e gatos acima dos três anos de idade apresentam problemas orais. 
A doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e destruição dos tecidos de sustentação do dente (periodontite) e é causada pela placa bacteriana, presente na cavidade oral dos animais. 
As raças pequenas, como os nossos Yorkies, devido ao reduzido tamanho e espaço da sua boca e ao próprio PH da saliva, têm predisposição à acumulação de placa bacteriana, o que favorece a formação de tártaro e, consequentemente, mau hálito.
No caso dos Yorkies há ainda uma agravante que é a dentição dupla (já falado aqui no blog). A persistência dos dentes de leite é muito comum em cães de raças pequenas e deve ser tratada precocemente para evitar que os dentes permanentes nasçam tortos e também o aparecimento precoce da doença periodontal (os dentes ficam muito juntos e isto facilita a acumulação de placa bacteriana).

Para além do mau hálito, a formação de tártaro provoca dor, vermelhidão na gengiva e dificuldade em mastigar. Se não for tratado, essas bactérias que ficam na boca podem chegar à corrente sanguínea e dessa forma chegar a outros órgãos desencadeando doenças como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins.

Como saber se o meu cão tem tártaro?

É fácil! :) Basta abrir a boca do cão e ver os dentinhos dele (os dentes todos, às vezes o tártaro acumula-se nos molares e não se vê facilmente).
Uns dentes saudáveis devem ser brancos e as gengivas não devem apresentar vermelhidões, nem aspecto inflamado.


Boca saudável                                                                     














Dentes com algum tártaro                                   
















Dentes em muito mau estado, antes da destartarização.          














Como prevenir?

O ideal seria lavar os dentes todos os dias, mas não é fácil. Se os dentes forem lavados 3 vezes por semana já é aceitável. É uma tarefa que requer alguma dedicação e por norma, os nossos cães não colaboram, o que dificulta um pouco as coisas. O ideal é habitua-los desde cedo a essa actividade.

Para escovar os dentes do seu cão é possível usar uma escova infantil macia ou uma própria para cão à venda em qualquer loja de animais ou uma “dedeira”, que se coloca no dedo e massaja os dentes do cão com maior facilidade.A pasta de dentes deve ser própria para eles e nunca a nossa. Para começar, podemos iniciar a escovagem com uma gaze e pasta de dentes para depois avançar para as dedeiras e as escovas.
Eu tenho uma pasta para escovar e outra que basta colocar uma bolinha todos os dias na boca do cão ou na comida. Chama-se Orozyme e tal como o nome indica tem uma acção enzimática. Segundo o fornecedor é um "gel destinado a manter as gengivas e os dentes saudáveis e a prevenir o mau hálito reduzindo a placa dentária. O complexo LPO adere aos dentes e gengivas permitindo aos componentes eliminar a placa dentária existente".
Esta pasta pode também ser usada na escovagem dos dentes.


Pasta de dentes Orozyme















O uso de ossos prensados e barras orais também dão uma ajuda.
Ainda assim, decidi também experimentar o "plaque off", que segundo o fabricante  é "um produto 100% natural e que funciona como nenhum outro na prevenção e remoção do tártaro e das placa bacteriana.
Plaque Off é um produto à base de algas marinhas, clinicamente testado e aprovado, que ajuda a reduzir a acumulaçãoda placa bacteriana e torna os cálculos já existentes tão macios que podem ser removidos facilmente, até mesmo caindo dos dentes dos animais. Os ingredientes do Plaque Off alteram o ph da saliva quebrando o filme da placa bacteriana que permite que ela se acumule e forme o tártaro. As placas já existentes nos dentes tornam-se porosas e vão se desprendendo aos poucos ou ficando bem mais "macias" e fáceis de remover. Plaque Off age de forma sistémica e, portanto, actua em toda a boca, não importando o quão difícil é de alcançar o lugar onde a placa ou o tártaro se fixou".
Este produto coloca-se na comida do animal.
Estou a usar há cerca de uma semana, depois darei conta dos resultados.
Comprei no site Zooplus que fica muito mais económico. 
(Podem aceder ao site, clicando na banner do lado direito da página).


Plaque off


















O meu cão tem muito tártaro... Como tratar??

Se a doença já estiver instalada é necessário realizar o tratamento periodontal para remover toda a placa bacteriana existente, já que esta não pode ser removida apenas com as medidas profiláticas comuns.
Assim, é recomendada uma destartarização com um veterinário competente.
O tratamento envolve a utilização de ultrasons e embora o procedimento geralmente não seja doloroso o seu veterinário necessita de anestesiar o seu animal para que seja possível realizá-lo.
Não esquecer que após este procedimento, é necessário voltar ao "tratamento" preventivo, caso contrário poderá ser necessária outra intervenção no futuro.

Espero que a informação tenha sido útil! :)