quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alimentos tóxicos para cães






Há muitos alimentos que damos por vezes aos nossos animais e não são os mais adequados para a sua dieta mas não lhes causam grande transtorno por ser um mimo ocasional mas acho importante salientar alguns alimentos muito comuns na alimentação dos humanos e que são tóxicos para o nosso cão.

Alimentos tóxicos para cães:

-Chocolate: além de ser rico em gordura, contém cafeína e teobromina que são estimulantes do sistema nervoso central. Os diferentes tipos de chocolate contêm diferentes níveis destas substâncias. O animal pode apresentar vómitos, diarreia e até convulsão em casos graves. Quanto mais amargo e escuro o chocolate, maior a concentração de cafeína e teobromina. Para um cão se intoxicar comendo chocolate branco, ele precisaria comer 2 Kg de chocolate para cada 1 Kg de peso dele! Mas bastam 10 g de chocolate amargo por cada Kg de peso para causar uma intoxicação.

Uvas/passas- poucos sabem, mas as uvas podem intoxicar os cães (não há registos de casos em gatos). A ingestão de 10 a 12 uvas para um cão de 10 Kg pode levar a insuficência renal. As passas são aproximadamente 5 vezes mais concentradas que as uvas frescas, logo devem ser evitadas. 

Sementes de frutas- podem libertar cianeto no estômago, como é o caso das sementes de maçã.

Depois há também outros alimentos que não sendo tóxicos devem ser proibidos por serem perigosos para eles:

Ossos (principalmente os cozinhados)- Podem lascar e causar perfuração intestinal, bem como bloqueios no intestino e fracturas de dentes. Pedaços podem ficar presos em todo o céu da boca.

Batata crua: apresenta solamina, uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais.

Bebidas alcoólicas: Qualquer tipo de álcool pode ser tóxico para o animal, podendo causar coma ou até morte.

Café, chá e outras cafeínas: Pode resultar no aumento da respiração e da frequência cardíaca e afecta o sistema nervoso central.

Cebola, alho e cebola em pó: Podem provocar problemas gastrointestinais, como vómitos e diarreia, sendo mais grave em gatos. O alho é menos tóxico do que as cebolas.

Laranjas, limões e frutas cítricas em geral: podem causar vómitos ou diarreia.

Nozes: Podem provocar problemas gastrointestinais, como vómitos e diarreia, bem como problemas respiratórios, tais como espirros e tosse.

Também devemos ter cuidado com algumas plantas que podem ser tóxicas, assim como alguns produtos de limpeza e nunca mas nunca medicar o nosso animal com medicamentos destinados a uso humano (salvo indicação do vet).

O tratamento das intoxicações deve ser sempre realizado por um médico veterinário e não é recomendado o uso de “receitas caseiras” como administrar leite, clara de ovo, fazer lavagem gástrica etc.
Lembre-se que quanto mais cedo o animal for atendido, melhor o prognóstico.
Dependendo do tipo de substância, a administração de alimentos gordurosos pode até aumentar a absorção do tóxico.
O veterinário availiará a necessidade de internamento para tratamento de suporte (hidratação, controle de vómitos, sedação) e se possível, a utilização de antídotos e/ou medicação para diminuir a absorção da substância tóxica.

Fontes:
http://www.bichosaudavel.com

http://www.cachorroverde.com.br
http://www.nossosbichos.org


Imagens retiradas da Internet