quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prémios do concurso



















Aqui está o prémio que a Pandora ganhou no concurso! Adorei! Muito obrigada a quem votou!
Já experimentou o fatinho mas não quis mostrar a cara! Lol


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O banho...
















  
O 1º banho:

A dúvida de muitos donos é quando podem começar a dar banho ao seu Yorkie.
O primeiro banho pode ser dado 15 dias após o plano de vacinação estar concluído. Até lá, pode limpar-se o cachorro com toalhetes de bebé.
Antes do banho aconselho a preparação de tudo o que vão necessitar para depois não terem que andar à procura das coisas com o cachorro molhado e eventualmente assustado e a tentar fugir.
Assim convém reunir no local os produtos/acessórios de grooming, toalhas e o secador pronto a funcionar.
O 1º banho do cachorro é uma nova experiência que devemos tentar que seja rápida e positiva. Transmita segurança ao cachorro com palavras calmas e vá recompensando o bom comportamento (ficar quieto, não tentar fugir...).
Para saber qual é a temperatura certa da água experimente antes no seu pulso.
No fundo da banheira deve colocar algo para o cachorro não escorregar, como um tapete anti-derrapante ou uma toalha.
Faça duas bolinhas de algodão e coloque nos ouvidos do cachorro para evitar a entrada de água (não se esqueça de retirar no final).
Depois molhe o cachorro tendo especial cuidado na zona da cabeça (olhos / ouvidos / nariz).
Dilua o shampô com um pouco de água e comece a lavar o cachorro delicadamente. Depois de bem lavado retire o shampô e coloque o amaciador. Siga as instruções do produto. Caso seja necessário deixar actuar uns minutos vá esfregando o cão para ele não ter frio.
Depois passe por água abundante de modo a retirar todo o shampô.
Está agora na altura de secar o cachorro. Retire o excesso de água com a toalha (sem esfregar) e o algodão dos ouvidos.
É uma boa altura para verificar se os ouvidos estão limpos. Se não estiverem limpe-os com um produto indicado, por exemplo o Octoclean.  Se não tiver muita experiência é preferível antecipar este passo para a altura em que coloca o algodão, pois sendo um produto muito oleoso se cai no pêlo vai comprometer todo o processo.
Podemos também limpar os olhos se necessário com um disco desmaquilhante, por exemplo, com soro fisiológico ou outro produto específico.
Comece a secá-lo com o secador. Mantenha uma distância prudente para evitar queimaduras. É normal e provável que o cachorro reaja ao barulho do secador. Deixe-o habituar-se, seja firme e não interrompa o processo. Se se portar bem recompense (convém ter biscoitos à mão).
Dependendo da idade do cachorro,o pêlo vai tendo necessidades específicas. Se o cão for ainda bebé e de pêlo curto basta secar muito bem e escovar delicadamente no sentido do crescimento do pêlo.
Muito cuidado com as correntes de ar. O cachorro não deve sair mais de casa nesse dia e devem ser evitadas mudanças bruscas de temperatura.


Os banhos seguintes:

O Yorkshire deve tomar banho entre 8 a 15 dias com produtos adequados ao tipo de pêlo (longo) e com PH neutro ou equilibrado.
A escolha de bons produtos é fundamental não só para nutrir e hidratar o pêlo mas também na questão do PH para não retirar a camada lipídica natural da pele.
É frequente os nossos vets aconselharem a não dar mais que um banho por mês ao nosso cão mas no caso do Yorkshire (com pêlo longo) é mesmo necessário.
O processo é basicamente o mesmo, o que muda é o pêlo que quando atinge determinado comprimento exige determinados cuidados.
Manter o pêlo de um Yorkshire longo e bem cuidado é uma tarefa difícil. Escovagens diárias são necessárias e o uso de bons produtos faz toda a diferença.
Neste momento estou a usar a marca Artero e estou muito satisfeita mas existem outras igualmente boas e que brevemente vou experimentar (All Systems).
Não convém dar banho ao animal com o pêlo cheio de nós. Quando isso acontece, antes do banho coloco um pouco de Protein Vital (1) no pêlo e penteio. Deixo actuar um pouco o produto e passo para o banho.
Quando o pêlo está desembaraçado passa-se directamente para o banho.
Neste momento estou a usar o shampô hidratante da Artero (2). Este shampô pode ser diluído para uma melhor aplicação. Depois de lavar o cachorro, coloco um pouco de Protein Vital que funciona também como amaciador e já não passo por água. Enxaguo bem o pêlo (sem esfregar) e passo para a secagem e escovagem. Uso a escova da All Systems, um pente e se necessário uso um pouco do spray Matt X (3) para eventuais nós e o spray Flash (4) para finalizar (dá brilho e hidrata o pêlo).
Alguns criadores conceituados aconselham o uso de óleo de amêndoas doces para hidratar o pêlo. Eu já o fiz uma vez ou duas  mas desde que uso o Protein Vital não senti mais essa necessidade mas fica aqui o procedimento caso queiram experimentar.
Enche-se uma garrafa de água de 1,5 Lt com água morna e adiciona-se uma colher de sobremesa de óleo de amêndoas doces. Esta quantidade é meramente indicativa, podendo colocar-se mais ou menos de acordo com a hidratação pretendida. Após obter uma mistura homogénea, coloca-se no pêlo sem enxaguar. O excesso de água é retirado com uma toalha, sem esfregar. De seguida o pêlo é seco com um secador, a temperatura média.
Muito cuidado para misturarem bem a água com o óleo, pois se óleo ficar concentrado o resultado é desastroso (experiência própria).
Depois do pêlo estar bem penteado divide-se ao meio com o auxílio de um pente desde o início do pescoço até à cauda.
Depois pode prender-se o pêlo da cabeça com um elástico para o pêlo não entrar para os olhos. É uma tarefa que ao início pode revelar-se infrutífera pois os cachorros mais jovens têm tendência a tentar tirar mas é uma questão de tempo até se habituarem.
Tente não colocar o elástico muito apertado. Depois pode finalizar com um lacinho! :)
Aqui podem ver alguns dos produtos de que falei e que estou de momento a usar:











Para além do banho propriamente dito há outros cuidados que devemos prestar regularmente como cortar as unhas, o pêlo das patas e orelhas e a chamada tosquia higiénica. Eu para já confio esses cuidados a uma groomer da minha confiança mas mais tarde falarei um pouco mais desses temas.

Até breve!