sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recordação...

Faz hoje um ano que a Pandora entrou na minha vida...
Faz hoje um ano que não consegui esperar mais e apesar de estar combinado ir buscá-la no dia seguinte durante o dia, liguei à criadora e fui buscá-la durante a noite...
Era um dia pelo qual eu esperava há muitos anos. Um sonho finalmente realizado.
A minha princesinha está comigo há precisamente 1 ano, durante o qual foi criado um laço muito forte e difícil de explicar.
Ela faz parte da minha vida, faz parte da minha família, é a minha companheira mais amiga e dedicada. Mais verdadeira...
Ela é minha... E já não consigo imaginar a minha vida sem ela junto de mim...




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estalão da raça Yorkshire Terrier






















Com o convívio e também com muito estudo desta raça que me fascina tenho constatado que é uma raça muito "estragada" em Portugal. Frequentemente vejo péssimos exemplares, provavelmente fruto de cruzamentos sem qualquer critério ou selecção. O mais grave é os donos não fazerem ideia de quais são as características que um Yorkie deve possuir para poder ser considerado como tal e sentem-se insultados se lhes for dito que o seu cão está fora do estalão. Bem, na verdade a maior parte dos donos nem sabe o que é o estalão da raça. Não querendo ferir susceptibilidades não costumo fazer comentários pois sendo puro ou não, estando de acordo com o estalão ou não, não deixa de ser um fantástico animal de companhia que merece todo o amor e carinho por parte do seu dono. No entanto, acho importante o dono conhecer a raça que tem e nesse sentido deixo aqui o estalão da raça para que um dono informado tire as suas próprias conclusões. :)


"Estalão da raça FCI nº 86, 27/05/2009

Origem: Reino Unido

Utilização: Companhia

Classificação:
- Grupo 3 - Terriers
- Secção 4 - Terriers de Companhia
- Sem prova de trabalho

Aparência geral:
De pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente liso, repartido por uma linha que se estende do nariz à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, porte imponente (empinado), o que lhe confere um ar importante. O conjunto das suas formas revela vigor e um corpo bem proporcionado.

Temperamento:
Alerta, inteligente, corajoso, cheio de vivacidade e disposição.

Cabeça:

- Região Craniana: 
-Crânio: Pequeno e plano, não muito proeminente ou arredondado.

- Região Facial:
Nariz: preto.
Focinho: não muito longo.


Maxilares / Dentes:
- Mordedura em tesoura, uniforme, regular e completa. Os dentes incisivos superiores devem cair diante dos inferiores. Os dentes estão colocados perpendicularmente e bem implantados nos maxilares. As mandíbulas devem ser niveladas.

Olhos:
- De tamanho médio, escuros, brilhantes, com expressão inteligente. Não devem ser proeminentes. As linhas das pálpebras é escura.

Orelhas:
- Pequenas, em forma de “V”,erectas, sem serem muito afastadas, cobertas de pêlo curto, de cor fogo escuro intenso.

Pescoço:  De bom comprimento.

Corpo: Compacto.

Linha dorsal: Recta.
Lombo: bem firme.
Costelas: Ligeiramente arqueadas.

Cauda:
Anteriormente era costume amputar a cauda.

Amputada: de comprimento médio, com bastante pêlo, de cor azul mais escuro que no resto do corpo, especialmente na extremidade da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal.

Não amputada: com bastante pêlo, de coloração azul mais escuro que o restante do corpo, especialmente no final da cauda. De porte um pouco mais alto que a linha dorsal. Tão recta quanto possível. O comprimento deve dar ao cão uma aparência balanceada.

Membros:

- Anteriores: pernas rectas, bem cobertas de pêlo fogo dourado intenso, levemente mais claro nas pontas que nas raízes. Esta cor não deve exceder a altura dos cotovelos.

- Ombros: bem inclinados.

- Posteriores: vistos por trás, membros perfeitamente rectos. O joelho é ligeiramente inclinado. Bem cobertos de pêlo fogo dourado intenso, cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não devendo exceder a altura dos joelhos.

Patas: redondas; unhas pretas.

Movimentação:
Desenvolta. Movimentos anteriores e posteriores paralelos, mantendo a linha dorsal recta.

Pelagem:

- Pêlo: Em todo o corpo o pêlo é moderadamente comprido, perfeitamente liso (sem ondulações), brilhante; de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça, é longo, de cor fogo dourado intenso, e de cor mais escura dos lados da cabeça, na base das orelhas e no focinho, onde o pêlo é bem longo. A cor fogo da cabeça não se deve estender ao corpo,assim como não pode haver pêlos mais escuros misturados com o pêlo de cor fogo.

- Cor: azul aço escuro (não prateado), estendendo-se do occípio (parte posterior da cabeça) à raiz da cauda, nunca misturado com dourado, bronze ou pêlo preto. No peito, o pêlo é de um fogo intenso e brilhante. Todos os pêlos de cor fogo são mais escuros na raiz que no meio, ficando ainda mais claros nas pontas.

Peso: até 3,1 kg.

Faltas:

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

Notas:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo o cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado."

Espero que seja útil este post!
Volto em breve com alguns cuidados a ter com o pêlo dos nossos amiguinhos.

Imagem retirada da Internet

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Princesinha

Hoje apenas venho deixar uma foto da minha princesinha... Tenho tido pouco tempo para actualizar o blog mas tenho alguns posts pensados e em breve publico... Serão sobretudo sobre cuidados de higiene e grooming. :)
Aqui está a pequena a pedir miminhos quando eu tento ler! :)

Nota: As repinhas por cima dos olhos nunca mais crescem!!!